Não importa! Entenda a Importância na realização dos exames cardiológicos na prática esportiva.
Nas últimas semanas tivemos 2 mortes em atletas e corredores jovens. Entre eles o zagueiro da seleção italiana que teve uma morte súbita enquanto dormia. Aqui no Brasil tivemos a morte de uma advogada enquanto praticava corrida de rua.
Sabemos que a atividade física comprovadamente previne doenças e prolonga a vida do indivíduo, no entanto, algumas doenças silenciosas podem estar presentes e se manifestarem exatamente durante a prática do esporte. Por isso uma avaliação detalhada com um profissional especialista se faz necessária.
No caso do zagueiro italiano mesmo com a avaliação dos exames de rotina que é feito no clube, não foi encontrada nenhuma alteração específica. Isso leva a crer que a possível causa da sua morte tenha sido uma doença genética chamada de síndrome de brugada. Ela não aparece nos exames e o indivíduo pode morrer dormindo. Por conta disso, a constante avaliação com um médico experiente é de suma importância.
Através do histórico de doenças da família e um bom exame clínico/físico sem dúvida podem diminuir as chances de um evento cardíaco.
Já no caso da advogada, a mesma realizava uma corrida de 7 km, até então tranquila dentro da sua base de treino e apresentou um mal súbito no 2 km antes da chegada. Em indivíduos abaixo de 35 anos as principais causas de morte durante o exercício são: cardiomiopatia hipertrófica, displasia arritmogênica do ventrículo direito, coronária anômala e miocardite. Todas essas doenças são possíveis de serem diagnosticadas durante consulta de avaliação e após exames específicos.
Síndrome de brugada, também conhecida como “Brugada Syndrome”, foi relatada pelos irmãos Pedro e Josep…
Colesterol alto é quando há elevada concentração dessa substância no sangue. O colesterol alto também…
Doença arterial coronariana é o bloqueio parcial ou total no fornecimento de sangue para o…
Cardiomiopatia é uma inflamação que ocorre no músculo cardíaco, fazendo com que esse músculo aumente…
Taquicardia sinusal faz com que ocorra o aumento da frequência cardíaca de modo anormal, podendo…
Taquicardia ventricular é sempre considerada perigosa, tratando-se de uma atividade de alta frequência que impossibilita…