Anatomia do coração

Anatomia do coração é um estudo de suma importância. O coração é um órgão vital formado por músculos, válvulas e um sistema de condução elétrica, que serve para fazer o bombeamento do sangue por todo o corpo através do sistema circulatório.

Já o sistema circulatório é composto por vasos, que por sua vez são artérias responsáveis por levar o sangue com oxigênio e alta pressão para os demais órgãos do corpo, bem como as veias, que retornam o sangue ao coração com menor quantidade de oxigênio e pressão do que foi originalmente enviado aos demais órgãos.

O coração está localizado no mediastino, e fica revestido com um saco seroso que possui duas camadas, chamado de pericárdio. O formato do coração (anatomia do coração) é semelhante ao de uma pirâmide com quatro faces, parecendo que está tombado para o lado. A base do coração está direcionada para a parede torácica posterior, e seu outro extremo está voltada para a parede torácica interior.

Câmaras cardíacas

O coração é formado por quatro câmaras cardíacas e dois átrios, sendo o direito e o esquerdo, e os dois ventrículos, também sendo um direito e um esquerdo. O átrio direito é que recebe sangue que vem da veia cava superior, e que por sua vez recebe sangue da parte superior do corpo, como pescoço, cabeça, e toda a parte superior do tórax.

O átrio direito também recebe sangue da veia cava inferior, que é a responsável por drenar para o coração todo o sangue advindo da parte inferior do corpo (abaixo do tórax), como as pernas, quadril e abdômen. Ainda no átrio direito, ocorre a passagem do sangue para o ventrículo direito por uma válvula de nome tricúspide.

Já o átrio esquerdo é o responsável por receber o sangue oxigenado que vem do pulmão. Esse sangue chega ao coração através de quatro veias pulmonares, sendo duas do lado esquerdo e duas do lado direito. Assim que o sangue chega no átrio esquerdo, ele passa pelo ventrículo esquerdo através da válvula mitral.

O ventrículo direito, por sua vez, recebe o sangue do átrio direito através da já citada válvula tricúspide. Em seguida o sangue é bombeado pelos pulmões passando pela válvula pulmonar na saída do ventrículo, e indo direto para a artéria pulmonar e seus respectivos ramos, para assim conseguir eliminar o gás carbônico e a oxigenação nos dois pulmões.

Por fim, o ventrículo esquerdo recebe sangue do átrio esquerdo, que vem da válvula mitral, e depois bombeia o sangue já oxigenado para o restante do corpo. Esse sangue passará pela válvula aórtica e depois pela artéria aorta.

O que são as válvulas cardíacas

Entre os ventrículos e átrios de cada lado, há válvulas. A válvula mitral fica entre o ventrículo esquerdo e o átrio esquerdo. Já a válvula tricúspide fica do lado direito. Essas duas válvulas permanecem abertas e permitem que o sangue passe dos átrios para os ventrículos durante a diástole, bem como se fecham no entorno desse sangue dos ventrículos para os átrios, e essa etapa é chamada de sístole.

Na saída do coração há duas válvulas. A válvula aórtica fica na saída do ventrículo esquerdo, e ela se abre quando o coração se contrai, permitindo que o sangue possa circular para a aorta e se distribua em todo o organismo.

Quando o coração relaxa, ela se fecha e impede que o sangue já injetado na aorta volte ao coração, e nesse mesmo processo ocorre a abertura da válvula mitral, que por sua vez garante que o sangue do átrio esquerdo vá para o ventrículo esquerdo e dê inicio a um novo ciclo de contração.

A válvula pulmonar fica localizada na saída do ventrículo direito, e é essa válvula que permite a passagem do sangue do ventrículo direito para a válvula pulmonar na sístole. Ela fica aberta e só se fecha quando o ventrículo direito relaxa, impedindo que o sangue saia pelo lado contrário.

Como funciona a circulação coronariana

Todo o suprimento arterial do coração é realizado pelas artérias coronárias direita e esquerda. Uma boa notícia é que os músculos cardíacos conseguem funcionar bem o tempo todo, salvo em casos específicos de alguma enfermidade. Dessa forma, o coração conta com alta necessidade de nutrientes.

Um ponto interessante da anatomia do coração é que as artérias coronárias surgem dos seios aórticos já na raiz da aorta ascendente. É nesse ponto que surgem os vários ramos que envolvem todo o coração para que o sangue oxigenado passe por cada parte do órgão.

O sangue venoso é recolhido para as veias coronárias, que por sua vez vai para uma estrutura venosa comum, que é o seio coronário, que é um vaso bastante calibroso e que leva sangue desoxigenado do coração até o átrio direito.

O que são os grandes vasos do coração

O coração possui os seguintes grandes vasos: a artéria pulmonar, a aorta, a veia pulmonar e as veias cavas superior e inferior. O nome de “grandes vasos” se dá pelo fato da aorta ascendente possuir um calibre de 2,1 centímetros o diâmetro.

A aorta, como já dito anteriormente, é que leva sangue para todo o corpo. Dentre seus ramos podemos citar a artéria subclávia esquerda, tronco braquiocefálico e a artéria carótida. A veia cava superior recebe sangue da parte superior do corpo, e a cava inferior recebe o sangue da parte inferior do corpo.

O que é e como funciona o sistema de condução do coração

O sistema de condução ou sistema elétrico do coração equivale a contração e relaxamento do coração dentro de um tempo e frequência considerado normal para realizar todo o processo de bombeamento, oxigenação e distribuição do sangue.

Caso ocorra um atraso na passagem do sangue dos átrios para os ventrículos, podemos dizer que se trata de uma condição fisiológica, pois permite que os átrios realizem a contração antes, e por sua vez encham os ventrículos com maior quantidade de sangue do que o normal.

Quando há alterações na transmissão do impulso elétrico ou no inicio do processo pelo sistema de condução elétrica do coração, pode ocorrer um bloqueio. que por sua vez atrasa ou diminui os batimentos cardíacos. Em alguns casos, pode ser necessário a utilização de marca-passos cardíacos artificiais para corrigir esse problema e garantir qualidade de vida para a pessoa com a condição.

Recapitulando a anatomia do coração

O a anatomia do coração é essencial para que exista vida. O órgão não se regenera como o fígado e é o responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes para todos os órgãos e células do corpo. Não é possível viver sem um coração, e problemas nesse órgão, quando não tratado ou se for algo grave, pode ser fatal ao paciente.

O fluxo sanguíneo sempre ocorrerá de acordo com o ciclo cardíaco, que por sua vez consiste em relaxamento e contração periódica do miocárdio ventricular e atrial. Dizemos que a contração do miocárdio é a sístole, e o relaxamento cardíaco é a diástole.

O átrio direito recebe sangue que é desoxigenado de veias cavas superior e inferior, bem como do seio coronário. O átrio direito é que se contrai e empurra o sangue através da tricúspide até o ventrículo direito. Nos pulmões o sangue é oxigenado para retornar ao coração. O átrio esquerdo empurra esse sangue para o ventrículo esquerdo, que por sua vez recebe o sangue oxigenado e o empurra para ser distribuído por todo o corpo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *