10 motivos para visitar um cardiologista
A doença cardiovascular é a principal causa de morte em todo o mundo e por isso devemos ficar atentos a possíveis sinais e sintomas que nos permitam prevenir eventos trágicos como infarto e AVC.
Se você tem fatores de risco ou sintomas de problemas cardíacos é importante visitar um cardiologista regularmente. Abaixo citamos os principais motivos para visitar um especialista.
Dor no peito
A dor no peito é o sinal mais característico de uma doença cardíaca ou coronariana, no entanto outras doenças como dores musculares, ósseas ou gastrite também podem causar esse desconforto. Normalmente ela vem associada após exercício físico ou grande situação de estresse e pode indicar uma diminuição de oferta de sangue para o coração devido alguma obstrução. Homens e mulheres podem ter tipo de dores no peito diferentes sendo mais comuns no homem a dor na região esquerda do peito e na mulher na “boca” do estomago.
Hipertensão
A pressão arterial é a força que o sangue faz contra as paredes das artérias após o batimento cardíaco. Quanto maior o nível da pressão arterial, maior o trabalho do coração para fazer o sangue se movimentar. Essa alteração de forma prolongada pode levar a aumento de problemas do coração como infarto e insuficiência cardíaca alem de acidente vascular cerebral.
Falta de ar, tonturas ou palpitações
Todas essas alterações podem significar a presença de uma arritmia cardíaca ou até uma doença coronariana. Seria importante a avaliação com especialista para avaliar os motivos desses sintomas
Diabetes
A principal causa de morte nos pacientes diabéticos é a doença cardíaca principalmente a insuficiência cardíaca e o infarto. Isso decorre devido o aumento das taxas de açúcar no sangue que podem culminar com o acumulo de gordura nas artérias cardíacas. É imprescindível que todo paciente diabético realiza um acompanhamento cardiológico anual.
Tabagismo
O hábito de fumar é a principal causa evitável de doenças cardíacas. Além de propiciar o infarto ainda piora a pressão arterial e a oxigenação sanguínea. Todo tabagista deve procurar acompanhamento médico continuo e interromper o hábito o mais rápido possível.
Colesterol alto
O colesterol é uma substância gordurosa encontrada em vários alimentos e também é produzida pelo fígado. O colesterol alto pode contribuir para a formação de placas nas artérias. Uma das maneiras de reduzir o colesterol é seguir uma dieta saudável com baixa quantidade de gordura trans ou saturada e realizar exercícios físicos. Existem 3 subfrações do colesterol e a LDL é a que aumenta o risco cardiovascular e a HDL alta é a que diminui esse risco. Pacientes com colesterol genético ou adquirido devem realizar acompanhamento rotineiro com cardiologista.
Histórico familiar de doenças cardíacas
As doenças cardíacas são mais comuns em indivíduos que já tiveram esse tipo de doença na família. Pai, mãe irmãos ou avos que apresentaram infarto antes de 65 anos em mulheres e antes de 55 anos em homens apresentam maior risco de desenvolver doenças cardíacas.
Doença renal crônica
Todo paciente que apresenta doença renal crônica te mais risco de desenvolver hipertensão, dislipidemia, e problemas cardiovasculares. Isso normalmente ocorre por acometimento da microcirculação. Esses indivíduos devem realizar acompanhamento rotineiro com cardiologista
Doença arterial periférica
Pacientes que apresentam doença em outras artérias do corpo como as carótidas ou as artérias da perna ou ate mesmo as artérias cerebrais apresentam a ter mais propensão a apresentar doença nas artérias coronárias da mesma forma. Esses pacientes devem realizar acompanhamento rotineiro com cardiologista
Sedentarismo
O exercício tem vários benefícios para a saúde e desempenha um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças cardíacas, metabólicas e ate de câncer.
A prática rotineira de atividade física deve ser estimulada, pois o sedentarismo é um dos principais fatores de risco para doença cardiovascular. No entanto, se você apresenta quaisquer de um desses fatores de risco ou já é a muito tempo sedentário e deseja iniciar um programa de atividade física é imprescindível que realize uma consulta com seu cardiologista antes do inicio desse treinamento. Essa atitude pode identificar doenças silenciosa nas quais o exercício físico intenso poderia ser um gatilho para doenças cardiovasculares
Venha realizar uma consulta de check up se você apresenta algum fator de risco ou sente alguns desses sintomas.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!