Artigos

10 dicas para manter o coração saudável

Sempre no deparamos com promessas de inicio de ano de tentarmos manter uma vida mais saudável ou após a doença ou a morte de alguma pessoa com idade próxima a nossa.

Mas quais atitudes tomar no nosso cotidiano para ter uma vida mais saudável?

1- Pare  de fumar

O habito de fumar é responsável por inúmeras doenças do nosso organismo. Além de induzir o câncer como de pulmão, estomago, intestino, bexiga, etc., é uma das principais causas de morte por doenças do coração como infarto e derrame cerebral. Após 2 anos da interrupção do tabagismo, o individuo já diminui a chance de ter um infarto em mais de 75%.

2- Inicie Exercícios

A prática de uma atividade física regular e continua protege o corpo contra inúmeras doenças, desde vários tipos de câncer ate proteção do coração. Além disso, o exercício é responsável pela liberação de endorfinas (neurohormonios responsáveis pelo bem estar). Portanto troque seu chocolate por uma caminhada!!!!

3- Diminua o colesterol da dieta

Inúmeros estudos já comprovaram que quanto maior forem as taxas de colesterol (principalmente o LDL) maior será a taxa de mortalidade desses indivíduos. Portanto, substituir as gorduras saturadas da sua alimentação diminui o risco de doenças do coração. Evite óleo de soja e prefira o azeite extravirgem, evite frituras mesmo as que foram feitas no azeite. Prefira carnes magras e evite a carne de porco que apresenta maior teor de gordura trans.

4- Diminua seu nível de estresse

As necessidades e obrigações do nosso cotidiano acabam muitas vezes nos induzindo a situações de estresse e ansiedade. Essa condição pode proporcionar o aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca. Essa combinação pode ser muito perigosa principalmente em pessoas que já apresentaram algum problema de coração.

Portanto, tente evitar situações de estresse. Diminua o ritmo de trabalho. Procure realmente descansar física e psicologicamente 2 dias por semana e respeite os 30 dias de férias para tentar se desligar. É importante ter um hobby ou momentos para fazer o que você realmente gosta. Procure meditar ou pelo menos não pensar em problemas relacionados a trabalho ou dinheiro, durante o seu tempo de folga.

5- Faca um check up anual

E extremamente importante que você conheça como seu corpo se comporta e como sua saúde esta. Realizando um check up médico anual podemos identificar problemas de uma forma precoce e tomar medidas importantes para evitar doenças ainda em tempo hábil. Conhecer seus níveis de colesterol, diabetes e pressão nos ajuda a orientar as melhores dietas e atividade física para cada tipo de individuo.

6- Tenha uma vida social ativa

Inúmeras pesquisas já demonstraram que a socialização, ter muitos amigos apresentam correlação com menores níveis de pressão, frequência cardíaca e menor nível de ansiedade. Portanto invista em sair com os amigos, viajar com a família. Essas atitudes trarão melhora na sua qualidade de vida

7- Tire alguns momentos para tomar seu vinho

O consumo moderado de vinho, sendo 60 ml (1 taca) para mulheres e orientais, e 120 ml para homens apresentaram proteção para o coração. O consumo dessa quantidade e não além, apresentou aumento nos níveis de HDL (colesterol bom) e diminuição da chance de Infarto. Portanto, aproveite seus momentos de relaxamento e tome sua taca de vinho. Nossos antepassados já faziam isso e viviam mais e melhor!!!

8- Diminua o sal da dieta

A pressão alta é um dos principais fatores de risco para problemas do coração. E a quantidade de sódio na nossa alimentação é responsável pelo aumento nos níveis de pressão. O consumo ideal seria de menos de 3g de sal por dia

9- Diminua o consumo de Carboidratos

O maior estudo já publicado sobre dieta e alimentação em diversas populações indicou que as populações que faziam uma ingesta maior de carboidratos apresentavam uma maior taxa de doenças e mortalidade. Portanto devemos diminuir o consumo de farinha branca, arroz, pão, batata, macarrão, etc… Devemos aumentar a ingesta de verduras, frutas, legumes e grãos.

10- Diminua o peso

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde publica em todo o mundo. Devemos incentivar o controle do peso e os hábitos mais saudáveis de vida. O fato de diminuir 5 kg do seu peso inicial já ocasiona a diminuição da pressão arterial, a diminuição da glicemia e dos níveis de colesterol. Todos estes grandes fatores de risco para doenças do coração. Além disso, o fato de perder peso deixa a pessoa mais disposta para as atividades do dia a dia e também proporciona maior alegria, felicidade pela liberação de endorfinas.

Dr. Ricardo Contesini

Médico cardiologista esportivo, especialista em cardiologia do esporte. Pós graduado em medicina esportiva pela Universidade Federal de São Paulo.

Recent Posts

Síndrome de Brugada: o que é, sintomas e tratamentos

Síndrome de brugada, também conhecida como “Brugada Syndrome”, foi relatada pelos irmãos Pedro e Josep…

% dias atrás

Colesterol alto: o que é, tipos e tratamentos

Colesterol alto é quando há elevada concentração dessa substância no sangue. O colesterol alto também…

% dias atrás

Doença arterial coronariana: causas, sintomas e tratamento

Doença arterial coronariana é o bloqueio parcial ou total no fornecimento de sangue para o…

% dias atrás

Cardiomiopatia: o que é, sintomas, tratamentos e causas.

Cardiomiopatia é uma inflamação que ocorre no músculo cardíaco, fazendo com que esse músculo aumente…

% dias atrás

Taquicardia Sinusal: sintomas e tipos de tratamento

Taquicardia sinusal faz com que ocorra o aumento da frequência cardíaca de modo anormal, podendo…

% dias atrás

Taquicardia ventricular: principal características, sintomas e tratamento

Taquicardia ventricular é sempre considerada perigosa, tratando-se de uma atividade de alta frequência que impossibilita…

% dias atrás